segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Rosa e outras leituras

Ler Guimarães Rosa é fazer triátlon intelectual. Não é fácil, mas quando se pega o fio da narrativa... Que prazer! Foi assim a minha leitura de Sagarana, conjunto de novelas que consagraram o escritor de Grande Sertão – Veredas. Destaque aí para A Hora e a Vez de Augusto Matraga e para O Burrinho Pedrês, ambos cheios de significados.
Durante as festas de fim de ano saí um pouco da minha lista e li o recém lançado aqui no Brasil Os Filhos de Húrin, de J.R.R. Tolkien. Não é uma obra com o peso do Senhor dos Anéis, mas ajuda a entender a cosmologia criada por esta mente brilhante – além de ótima diversão!
Na poesia ando parado... Alguma sugestão de leitura para recomendar?
Próxima leitura: Jogo da Amarelinha, Julio Cortazar

6 comentários:

Anônimo disse...

lê em espanhol.

Thiago Cascabulho disse...

Eu quero muito, se achar... Gosto de ler em espanhol, li os cem anos de solidão do Garbo e uns 3 livros do Zafón, mas o Cortazar nao é fácil... Tenho aqui o Bestiário em Espanhol, tentei ler e foi beeeeem complicado...

Anônimo disse...

Em se tratando de sugestão para poesia...acho interessante vc pensar que está escrevendo uma letra de música. Não é que eu seja poeta e faça disso uma técnica, mas é que acho bacana como há músicas que são verdadeiros poemas. Há uma música que Bethânia canta, por exemplo, que é pura poesia: "amores são águas doces, paixões são águas salgadas, queria que a vida fosse essas águas misturadas"
Espero que a inspiração venha, pois quero ver novidades!!!
Um abraço, poeta!

Thiago Cascabulho disse...

Só por curiosidade... vc é um (a) novo(a) anonimo (a), ou um velho (a) conhecido (a)??
Se é novo (a) trate de adotar um apelido!

Anônimo disse...

Sou um novo anônimo, mas não fui eu quem sugeriu a leitura em espanhol. Não adotei um pseudônimo ainda, é verdade. Mas vc também não comentou sobre a minha sugestão.
Sou o mesmo anônimo que fez o último comentário do "soneto para a rainha morta", você até agradeceu, e eu fiquei bem feliz com o comentário.
Poeta, não se preocupe, vc sabe quem eu sou.
Um abraço enorme!

Thiago Cascabulho disse...

Como vc pode ver, sao alguns anonimos que vagam por estas bandas... Até tentava descobrir pelo estilo, mas quase sempre errava feio. Para evitar confusão, prefiro não mais tentar descobrir. Se é anônimo tem motivo pra isso, né verdade? Quando topar sair do anonimato, meu e-mail taí no blog.
Bueno, sobre a sugestão... Ainda nao sou musico (vou começar aula de cavaquinho este ano) mas tenho algumas letras em parceria, sendo as últimas com o Bianco Marques, para a peça Cantos de Euclides. Está no youtube.
Atualmente estou envolvido em 3 trabalhos, sendo um deles uma nova peça com mais música... Vamos ver se sai, né?
Até mais!