sábado, 19 de dezembro de 2009

Grandes e pequenas Esperanças

Gosto dos livros do século XIX, já li muitos romances deste período, mas é a primeira vez que mergulho em uma obra folhetinesca inglesa. O que dizem de Dickens é verdade, seu texto pode ser visto como precursor das telenovelas, dada a leveza da leitura em uma trama conduzida em novelo. O que afasta Grandes Esperanças de Viver a Vida é o fino trato que recebem seus personagens, cada um com uma forma de expressão tão única, que é possível identificá-los na estrutura da frase.
Abro grande destaque aí para a apaixonante Estelle, que entra na minha lista das adoráveis personagens femininas cruéis, como Nastássia Filíppovna de Fiódor Dostoiévski (O Idiota) e, de certa forma, a Lúcia de José de Alencar (Lucíola).
Dickens segue nos planos para futuras leituras, com Oliver Twist e David Copperfield, este último que ainda assombra a minha infância com seu ímpeto de vingança.
Como não consigo manter a fidelidade de leitor, nas últimas semanas pulei a cerca com os contos de Tchekhov, em uma seleção impecável da Editora 34. Destaque aí para os impagáveis Bilhete Premiado, Aflição e A Dama do Cachorrinho.
Como terceiro amante neste fim de ano, sempre levo comigo no bolso o Cem Sonetos de Amor, do Pablo Neruda, que ganhei de presente de aniversário. Andar com Neruda no bolso é o mesmo que carregar uma cachoeira, ou melhor, cem cachoeiras, tal a fluidez de suas palavras. Um dia chego lá.
Próxima leitura: Sagarana, do mestre Guimarães Rosa.

3 comentários:

Anônimo disse...

"Borboleta pequenina que vem para nos saudar
Venha ver cantar o hino que hoje é noite de Natal
Borboleta pequenina saia fora do rosal
Venha ver quanta alegria que hoje é noite de Natal." (Marisa Monte)

Apesar de ainda meio jururu com seu comentário do tipo "E o Quico?", não poderia deixar de te escrever, porque é Natal. O nascimento do Menino-Deus me ensina e me inspira todos melhores sentimentos, mas, com certeza, o maior deles é a ternura. Então, Poeta, FELIZ NATAL e um 2010... 10.
Desejo que a Luz Divina traga os sonhos e desejos realizados.
Bj
F. de Mello

Thiago Cascabulho disse...

F. de Mello, vc vestiu palavras que não eram pra vc. Aliás, o meu "que me importa!" do outro dia não tinha outro destinatário além de mim mesmo.
Bom fim de ano pra vc tb!
Bjs e abs

Anônimo disse...

"Ai, palavras, ai, palavras,
Que estranha potência a vossa!
Ai, palavras, ai, palavras,
Sois de vento, ides no vento,
No vento que não retorna,
E, em tão rápida existência,
Tudo se forma e transforma!"

F. de Mello