terça-feira, 23 de junho de 2009

Cantos de Euclides na FLIP (divulgação)

*Foto de ensaio do dia 21 de julho

As ruas de Paraty se transformam em palcos para homenagem teatral ao centenário da morte de Euclides da CunhaPoesias e canto em meio à literatura vão movimentar as ruas de Paraty na noite do dia 3 de julho, sexta-feira, durante a 7ª Edição da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty. Desdobramento do livro Quatro Cantos de Euclides, do barramansense Thiago Cascabulho, o espetáculo teatral Cantos de Euclides vai representar e relatar quatro fases da vida do escritor Euclides da Cunha, cujo centenário de morte é completado em agosto deste ano.


Quando o relógio marcar 21 horas e 30 minutos, as principais ruas de Paraty serão tomadas por quarenta artistas - entre atores, músicos, dançarinos - que seguirão em procissão em meio ao público, que poderá optar por interagir ou apenas contemplar a homenagem. Serão cinco paradas/etapas. Cada uma representa uma fase da vida e obra do autor de Os Sertões.O show se inicia em frente à Igreja do Rosário, com o maculelê que apresenta os personagens. Em procissão, elenco e público partem para frente da Casa da Cultura, onde uma roda de samba – que conta os primeiros anos do militar e engenheiro Euclides – aguarda. Em seguida, todos são levados até a Igreja de Santa Rita para conhecer o baião que fala sobre Os Sertões. Ao final da canção, o público é convidado a olhar para a orla, onde um barco passa com violeiros que tocam a moda de viola que narra às aventuras de Euclides da Cunha na Amazônia. Mais adiante, no próprio gramado da Santa Rita, o espetáculo culmina em uma grande roda de ciranda, representação tradicional do imaginário popular brasileiro.


Todas as canções fazem referência direta ou indireta a textos do próprio Euclides da Cunha ou a acontecimentos de sua vida, por exemplo: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte”, nos versos 1 e 2.Cantos de Euclides é uma realização do Coletivo Teatral Sala Preta, com direção artística assinada pelos integrantes Bianco Marques, Danilo Nardelli e Rafael Crooz e direção de produção de Marcelo Bravo. A produtora carioca Caraminholas assina a co-produção.


Diversos grupos artísticos da Região Sul Fluminense participam com percussão, interpretação, coral e quarteto de cordas.Entre as participações : Grupo de Estudo de Percussão do ECFA, Grupo As Bastianas, Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, além dos atores: Thiago Delleprane, que interpreta Euclides da Cunha, Luana Dhickman, Suzana Zana, Luana Dieckman, Marinêz Fernandes , Lúcio Roriz, Aline Mara, Clarissa Anastácio, Diane Tavares, Elisa Carvalho,Jessica Zelma e Lucas Fagundes.

10 comentários:

Anônimo disse...

Nooossa!!!! Isto deve estar muito lindo! Eu tenho certeza: se eu pudesse ver, iria chorar! Eu sou a maior chorona que eu conheço! De carteirinha. Parabéns novamente. BJ bj
F. de Mello

Thiago Cascabulho disse...

Tá lindo mesmo, Fantasminha! E este domingo tem mais um ensaio. Depois postarei mais fotos por aqui. Inté

Anônimo disse...

Fantasminha, realmente isso deve estar um trem danado de bom - se me perdoa pela mineirice. Espero poder ir assistir, anonimamente é claro, pra não quebrar a magia.
Poeta Thiago,MERDA, MERDA e MERDA.
R. Bandeira

Thiago Cascabulho disse...

MERDA!

Anônimo disse...

Que orgulho! Poeta, estamos contigo! Ah, acho que vou pra FLIP! R. Bandeira, já eu topo quebrar meu anonimato. Podemos fazer um sarau, que tal?
Bjsssssssssss
Andorinha

Anônimo disse...

Andorinha, adorei tua idéia!!! A gente pode fazer o sarau, regado a vinho pra esquentar. Se bem que Paraty vai ferver. E nunca mais será a mesma pós Euclides e nosso encontro. Mesmo que seja somente nós duas já que R. Bandeira prefere o anonimato. Acho que eu também mas a idéia de um sarau...
Bj bj
F. de Mello

Thiago Cascabulho disse...

É, Andorinha, você como sempre lendo pensamentos e vontades. Minha amiga e poeta Elisa já está organizando um sarau na frente lá de casa, pra acontecer depois do espetáculo do Euclides. É claro qeu vcs estão convidadas: largo do Rosário 44. Beijos!

Anônimo disse...

Ôpa! Já estou me incluindo nessa história de sarau. Levarei minha garrafa de vinho. Tenho certeza de que estaremos muito felizes com o sucesso do nosso poeta.
Entretanto, pretendo manter o anonimato.
Beijos a todos.
R. Bandeira.

Thiago Delleprane disse...

Olá Thiago! Sou eu, também Thiago, ator do espetáculo. Muita ansiedade, viu, mas sexta-feira já chega e com ela os cantos de Euclides. Será fantástico!

Grande abraço!

Thiago Cascabulho disse...

Será mais que fantástico!Hoje eu despertei com um e-mail da sala preta e toda a reflexão teórica sobre a peça e sua relação com a vida do Euclides pareceu mais evidente. Temos uma jóia. Quanto a você, segura esta bigoda! :)
Abração!